quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Unhas Fortes - Como?

Olá a todas.

De tempos a tempos recebo um email de alguma leitora, perguntando o que pode fazer para ter as unhas mais fortes.
Para começar devo confessar que as minhas unhas não são fortes, devido ao meu descuido por elas.
Noto logo a diferença quando deixo de ter os cuidados que considero básicos: proteger, limar e hidratar - estes são para mim os passos mais importantes.
Com o tempo alterei muitas coisas nos meus cuidados com as unhas – a maior mudança foi começar a usar base. Quando comecei a pintar as unhas pela primeira vez, por volta dos meus 15/16 anos, nem sabia o que isso era, agora raramente uso vernizes sem uma boa base.
Também é preciso ter em consideração que, muitas vezes, as nossas unhas são fracas devido a alguma questão de saúde, como uma dieta inadequada e pobre em vitaminas – o que também posso dizer que era um pouco o meu caso, mas felizmente estou mudando isso e, muito sinceramente, é mais fácil do que possam imaginar, quando existe algo importante a motivar-nos diariamente.

De um modo muito abreviado, vou deixar aqui 4 dicas para conseguirem alcançar e manter as vossas unhas mais fortes:

1. Proteger
Primeiro é obrigatório o uso de luvas para fazer as limpezas de casa e não usar as unhas como ferramentas (esfregar alguma sujidade, abrir latas, etc.).
Segundo, o uso de uma boa base fortalecedora é essencial, pois além de fortalecer as unhas, protegem-nas dos pigmentos dos vernizes e assim as unhas amarelas demoram a aparecer – as bases não evitam a pigmentação das unhas, apenas retardam o processo.

2. Limar e Polir
Há quem defenda que as unhas não devem ser cortadas, apenas limadas. Eu não tenho nenhuma preferência especial, pois tanto corto como limo para encurtar as minhas unhas.
Quanto ao polir, raramente o faço, pois não quero que as minhas unhas fiquem demasiado finas, fracas e quebradiças.
O aconselhado é polir uma vez por semana. Ainda assim, se as unhas tiverem muitas imperfeições, devem usar uma base que preencha essas falhas, as bases conhecidas por ridgefiller.

3. Hidratar
Toda a nossa pele precisa de hidratação diária. As nossas unhas e cutículas não são diferentes.
Eu não tiro as minhas cutículas, nem aconselho ninguém a fazê-lo, pois elas são a protecção das nossas unhas.
Além de usar um creme específico para as cutículas, sempre que uso o creme para as mãos, aproveito para massajar a zona das cutículas.

4. Alimentação
Ter uma boa alimentação, rica em proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitaminas é o melhor pode ser feito pela nossa saúde e pela saúde das nossas unhas.
Nem sempre é fácil manter uma alimentação equilibrada. Caso seja esse o vosso caso, podem optar por tomar suplementos e vitaminas que são vendidos em farmácias ou ervanárias, mas convém consultar o vosso médico antes.
Eu até já pensei em tomar essas vitaminas, mas acabei por desistir e estou cuidando da minha alimentação, de modo a evitar tomar mais comprimidos. Os que estou a tomar agora são mais que suficientes para dar cabo da minha paciência, pois sou uma pessoa que evita a todo o custo os comprimidos.

O certo é que depois de se adaptarem e criarem a vossa rotina, conseguir unhas fortes e saudáveis será muito mais fácil do que parece inicialmente.
Os resultados vão demorar um pouco a surgir, mas terão de ser pacientes e persistentes.

Numa próxima oportunidade, vou falar sobre o meu top de cremes para cutículas e bases protectoras que uso regularmente.

E vocês? Quais são as vossas dicas para ter unhas fortes e saudáveis?

Abraços & Até a próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails